4 Comentários
Avatar de User
Avatar de Andessa

Entendo e até compartilho do sentimento, no final das contas o ChatGPT é só uma ferramenta. Que nem sempre funciona. Mas, sobre dominar o idioma que você escreve para sentir que sua arte é mais legítima, acho que pode ser debatível... Até porque para escrever um livro e publicar, há a opção de solicitar revisão de um editor. Em algum momento alguém vai revisar e corrigir seu texto, seja a fluidez, a ortografia e dependendo da liberdade até ajustes no enredo.

Isso me fez lembrar de um diálogo que tive com a minha madrinha, que foi professora de português por muitos anos. Perguntei se ela nunca pensou em escrever um livro, e ela disse que a técnica sufoca o artista, que ao longo dos anos concluiu isso na convivência de outros colegas. Não que ela esteja certa, mas é outra forma de encarar as coisas, acho que a técnica pode fazer com que as pessoas compreendam melhor nossas ideias e emoções, e eu sinceramente prezo imensamente por isso, mas de contrapartida, escrever, às vezes é um impulso, ainda mais em textos bem pessoais como uma poesia melodramática, cujo momento me desobriga de pensar se a vírgula está certa ou se é: 'mas ou mais' e todas as outras mini questões ortográficas que costumam condenar todo o processo criativo ao um looping de correções, e de repente, esqueci o que eu tava sentindo hahaha

Então, acho que é importante aprimorar a técnica da escrita, mas a verdade é que a menos que tu seja mestre nisso e viva para isso, sempre vai ser interessante solicitar uma revisão, seja pelo ChatGPT ou por outro humano.

E vou fazer uma comparação paralela de outras artes que em sua comunidade pode ser vista como uma espécie de trapaça ou apenas tira a legitimidade ou o lado humano...

A arte digital é algo que para alguns desenhistas tira a alma, porque existem mil ferramentas para melhorar o desenho, enquanto o artista que se mantém no modo tradicional pode ser visto como o puro, real, verdadeiro. E o engraçado desse sentimento é que para você ser um bom desenhista digital, você tem que ter algum domínio no papel e lápis, não é o obrigatório, claro, mas os artistas digitais que já tive contato são bons desenhistas, sabem o que fazer com um lápis e um papel.

Música também é algo que pode entrar na roda, conhece o influencer Thiagson? Ele colocou um vídeo muito interessante falando sobre como hoje um instrumento musical pode ser um computador com um programa de edição musical... "Poxa, esses caras que fazem trap nunca viram uma partitura na vida", isso não tira a autenticidade e a beleza do trabalho deles...

Minhas comparações indicam que embora a capacidade técnica seja muito importante, se você escreve é porque tem algum domínio, pode aperfeiçoar, mas existe já um domínio como escritora, a IA seria apenas uma ferramenta, que se você usar de forma ética (?), vai ser uma forma de lapidar algo que já está existe e está pronto. A ideia não é pedir para a IA fazer o que você quer porque vai ser ruim mesmo, eu já testei, fica horrível hahaha. Desculpa pelo comentário gigante, mas é um tema que frequentemente esbarro. Aproveitei para desaguar aqui.

Expand full comment
Avatar de Verde

Sim! Concordo com tudo o que você disse, mas mesmo assim, o trabalho de revisores e editores é mais humano que o de IAs, um ser humano vai conseguir pegar a subjetividade do que você quer passar, uma IA nem sempre vai conseguir.

Existem ótimos leitores críticos que com certeza vão fazer um trabalho muito melhor que uma IA, a IA sempre vai dizer que gostou do seu texto, mas e a opinião dos leitores?

Um poeta com certeza não precisa dominar o português, afinal a linguagem é viva, mas quando se trata de livros e de contar histórias a técnica é sempre muito bem vinda. Nós escrevemos para que outros seres humanos leiam e entendam nossa mensagem, não escrevemos para máquinas avaliarem a qualidade da escrita.

Concordo que se usada com ética a IA pode ajudar bastante, principalmente se você quiser aprender como funciona a estrutura de uma redação, entender como funciona uma regra gramatical ou entender melhor alguma referência que inspira você, pode ser muito útil e querendo ou não as pessoas vão continuar usando, o negócio é usar de maneira ética e consciente.

Expand full comment
Avatar de Doce Mel Azedo

Penso igual você, ás vezes o que torna seu texto humano são os erros, as incrogruências, a incoerência. Eu tenho uma certa habilidade para a escrita e muitas vezes recebo elogios por isso e acabo imaginando e pensando o quanto quero que o que eu escrevi seja perfeito e correto — sem erros. Porém, muitas vezes surge a pergunta "tá, mas isso tem beleza? Tem poesia? Tem humanidade?" E sempre tento embelezar meus textos rs. Se eu escrevendo já passo por essa falta de humanidade, de tato humano, imagina com o uso dessas IA? Acho que tudo isso que falei resumo o texto escrito por máquinas. Não tem beleza, não tem emoção.

Expand full comment
Avatar de Verde

Sim! A beleza está em “ouvir” a voz da pessoa que escreve.

A maneira que expressamos nossas ideias também conta nossa história, tive um choque quando percebi isso vendo um livro de poemas do Patativa do Assaré na biblioteca da escola no ensino médio, foi ali que compreendi o motivo da literatura ser considerada arte.

Expand full comment